top of page
  • Foto do escritorThaís Claro

A importância dos aviamentos corretos na confecção de Lingerie

Foto: Lou Lingerie

Complexas para quem confecciona, as peças de moda íntima em modelos tradicionais podem conter em média 12 tipos de aviamentos no sutiã e 2 na calcinha. É importante que quem confecciona conheça as diferenças de cada tipo de aviamento e saiba qual aplicação terá o melhor resultado em seu produto final. Conhecendo as propriedades de cada elástico e onde terá o resultado indicado, é possível soltar a criatividade de criar modelos mais diferenciados sem regras e limitações no design e qualidade.


No sutiã podemos encontrar:


Elásticos: alça, cós, renda, estreitos para detalhes, viés dobrável, bicos (elásticos com detalhes em uma das extremidades, onde é costurado por cima da base e apenas o “bico” fica aparente);


Fitas rígidas: viés de arco, viés de barbatana;


Metálicos e/ou plásticos: arco, barbatana, fechos, reguladores e argolas, além de pingentes decorativos;


• Bojos e tecidos de diversos modelos.


Sugestão de alongamento para elásticos que compõe o design do sutiã básico, indicando a diferença entre cada item. Esta é uma média que pode variar em maioria 10% para mais ou para menos:


Alça: 70%

Cós: 120%

Viés dobrável: 130%


Importante: Se aplicado um elástico que foi projetado para função de alça no lugar do cós, a peça terá maior tensão na região do tórax, onde ocorrerá desconforto à consumidora, deixando marcas na pele, e diminuindo a durabilidade desta peça devido à pressão do corpo em busca de conforto nessa região.


“O sutiã deve puxar para trás e não para frente. Com isso, o efeito natural da gravidade é minimizado. Se a tensão se concentrar no tórax, existe o risco de a postura corporal ficar curvada. A inclinação advinda da sobrecarga pode provocar problemas no estômago e fadiga. A postura curvada persistente pode ter como consequência uma cifose, conhecida popularmente como corcundez” (RAVAGLIA, Fabio Ferraz do Amaral (CRM-SP 54.294 e RQE 11.990/89). O sutiã certo para cada corpo. RIBEIRO, Mírian. Jornal da Orla. Setembro 06, 2012).


Foto: Dorina Lingerie

Sobre a calcinha:


A calcinha é uma das peças mais antigas já registradas historicamente como vestimenta íntima. Não tão complexa em volume de apetrechos como o sutiã, essa peça possui em sua maioria dois aviamentos essenciais: elástico para o cós e acabamento para a cava das pernas.


O acabamento da cava pode ser realizado com elástico dobrável, que proporciona acabamento mais amigável para a região sensível da virilha, ou elástico estreito costurado na parte interna da peça.


Aplicação e alongamento recomendados:


Cós: 120%

Cava/Pernas: 130%



Foto: For love and lemons


Créditos: Thaís Claro.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page